Buscar
  • Lenara Gonçalves

A relação da diabetes com a catarata em cães e gatos

No post anterior eu falei um pouco pra vocês sobre a catarata em cães e gatos, dando foco em dois fatores: idade e hereditariedade. Hoje eu quero falar um pouquinho da catarata causada pela diabetes.


Essa modalidade da doença surge por meio da hiperglicemia, que nada mais é do que o aumento de açúcar no sangue. Em grandes quantidades, a presença do açúcar (neste caso a glicose) pode causar alterações metabólicas que modificam a arquitetura da lente (ou cristalino), dando origem à catarata. A catarata diabética evolui rapidamente e também pode causar inflamação no olho.


Um profissional da área deve ser consultado para tratar a inflamação e indicar o tratamento adequado para a catarata, a cirurgia. São necessários exames clínicos e complementares para que haja essa indicação.


A catarata leva à perda da visão mas, felizmente, trata-se de uma cegueira que é possível de ser revertida por meio de cirurgia. Ressalto que é muito importante também tratar e estabilizar a diabetes, não só para estabilização geral do paciente, mas para que se possa fazer o procedimento cirúrgico.


Apesar de a visão não ser o sentido mais usado pelo cão, dar a eles a qualidade de vida ao restabelecê-la é importante e gratificante!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo