Buscar
  • Lenara Gonçalves

Fundoscopia ou Exame de Fundo do Olho

Assim como nos humanos, algumas alterações oculares podem se manifestar de forma silenciosa nos cães e gatos. Por isso, nós veterinários especializados em oftalmologia nos valemos de alguns exames que mostram essas alterações logo no início, permitindo um diagnóstico mais preciso e um tratamento correto.


Dentre tais exames, hoje eu vou destacar a FUNDOSCOPIA, ou o exame de fundo de olho. Como o próprio nome sugere, ele faz a observação do fundo do olho, com avaliação da retina e de outras estruturas. Por meio dele, muitas vezes é possível detectar alterações secundárias de afecções sistêmicas, como descolamento de retina secundário e hipertensão arterial sistêmica. Neste caso, além do diagnóstico do que leva ao déficit ou à perda de visão, é possível sugerir possíveis causas.


Além do diagnóstico específico de algumas doenças, por visualização de lesões, a fundoscopia torna possível a visualização da papila óptica, da retina e da coroide, o que permite, eventualmente, diferenciar se doenças que levaram à cegueira foram de origem ocular ou neurológica. O exame pode ser feito através de oftalmoscopia direta ou indireta e através de registros de imagem com equipamentos específicos.



#veterinaria #vet #veterinariaemfloripa #medicinaveterinaria #oftalmo #oftalmologia #oftalmologiaveterinaria #doglover #catlover #cats #dogs #gatos #cachorros

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo